Prefeitura do Natal apresenta projetos inovadores durante o Go!RN 2025
Sem Mordaça RN O jornalista Manoel Dantas previu uma Natal futurista durante conferência proferida em 1909. O legado deixado pelo “patrono da inovação de Natal” foi tema de mesa durante a nova edição do Go!RN 2025, na noite desta sexta-feira (7). O evento segue até este sábado (8), no Centro de Convenções de Natal, com a maior participação institucional da Prefeitura do Natal, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do ecossistema inovador da cidade e com a construção de soluções mais inteligentes para a administração pública.
A palestra em homenagem a Manoel Dantas contou com a participação do secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações, Arthur Dutra, e do professor Francisco Hirochima, que discutiram a Natal do futuro. “Cascudo classificou o natalense como provinciano incurável. Manoel Dantas também nutria amor por sua terra, mas enxergou uma cidade moderna. É isso que queremos. Podemos errar em alguma meta, mas perseguiremos o sonho dessa Natal prodigiosa, sustentável e conectada com o mundo”, afirmou o secretário.
A palestra contou ainda com a presença do neto de Manoel Dantas, Edgar Dantas, e apresentou aos participantes o robô Gold — um retrato da inovação municipal, usado pela Prefeitura para monitorar redes de drenagem. Cada equipamento possui câmera de alta resolução, sensores avançados e iluminação de LED, auxiliando o município na desobstrução de tubos, na manutenção dos canais de esgoto e no combate às ligações clandestinas.
O robô Gold, em formato de cachorrinho, foi um dos maiores chamarizes do Pavilhão Principal do Go!RN e atraiu público ao estande da Prefeitura. No local, visitantes puderam conhecer de perto iniciativas como o Natal Inova e o Catalisa Gov, ferramentas digitais e projetos inovadores em andamento na administração municipal. A servidora pública Éricka Machado se surpreendeu com a demonstração: “Pensava que era apenas um robô com movimentos. Que bom saber que vai além e presta esse serviço à população”, comentou.
Outro serviço inovador, de forte impacto na vida do natalense, será implementado em breve: a modernização da rede de semáforos da capital potiguar. O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Newton Júnior, também esteve no Go!RN nesta sexta-feira para detalhar o projeto e contextualizar a evolução do transporte público em Natal — da implantação dos primeiros semáforos à nova era da inteligência artificial no trânsito.
Segundo ele, o novo sistema será implantado nos 200 cruzamentos mais críticos da cidade e permitirá respostas mais rápidas às necessidades do transporte público, dos veículos particulares e dos pedestres. O modelo será capaz de identificar situações específicas, como a aproximação de viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros ou do Samu. A previsão é que o sistema esteja totalmente implantado até 2028, com investimento estimado em R$ 45 milhões.
A Prefeitura do Natal mantém presença com estande institucional no segundo e último dia do Go!RN, neste sábado (8). O espaço contará com apresentações institucionais curtas, demonstrações de sistemas e soluções digitais, interação com equipes técnicas e orientações sobre programas voltados a startups, empresas juniores e empreendedores. Às 10h, no Palco 2, o secretário de Administração, Brenno Queiroga, apresentará a palestra “Frota Digital: a revolução da mobilidade e eficiência na gestão pública”. Às 13h, no Palco 11, o titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Vagner Araújo, abordará o tema “A experiência de Natal no PPA participativo via WhatsApp e a nova assistente virtual Estela”.
Além do espaço de atendimento e das palestras, a Prefeitura também aproveitou a participação no Go!RN para dar continuidade à política de doação de alimentos, reforçando o Banco de Alimentos de Natal, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). A gestão municipal convida o público que comparecerá ao evento neste sábado a abraçar essa causa e doar 1 kg de alimento não perecível no estande da Prefeitura. As doações serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede socioassistencial do município.




COMENTÁRIOS