Semurb participa do Go!RN 2025 com ações e palestra sobre monitoramento climático em Natal
Sem Mordaça RN Na manhã desta sexta-feira (7), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esteve presente no Go!RN, evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo realizado pelo Sebrae/RN, no Centro de Convenções de Natal. Além de integrar a programação com uma palestra, a pasta conta com material informacional no estande da Prefeitura do Natal, no Pavilhão Principal do evento.
Com a temática “A Semurb e os Desafios da Gestão Ambiental e das Mudanças Climáticas em Natal”, o secretário Thiago Mesquita abordou, em sua apresentação, as ações e estratégias que a secretaria vem desenvolvendo voltadas à sustentabilidade urbana, proteção ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas na cidade.
Alguns dos principais tópicos tratados foram o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMMC) e a Rede de Monitoramento Hidrológico e Climático de Natal, composta por mais de 60 pontos de monitoramento instalados nas quatro zonas administrativas da cidade. O projeto é desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera (GEOMA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e integra as ações do PMMC.
Também foi apresentado o Projeto Transecto Móvel, veículo equipado com termohigrômetro, barômetro, sensores de CO₂ e sistema GPS alimentado por energia solar. O percurso, realizado em dois períodos do dia, abrange os 36 bairros de Natal. Segundo Mesquita, este e outros projetos desenvolvidos contribuem para a mitigação dos riscos climáticos e o fortalecimento das políticas públicas ambientais do município.
Na sequência, o secretário adiantou os próximos avanços que a Semurb pretende implementar nessa área. Entre eles estão a instalação da Sala de Situação, que será montada no Bosque das Mangueiras, com acesso a radares, satélites, estações meteorológicas e câmeras de trânsito. O espaço contará com equipe técnica formada por meteorologistas e cientistas climáticos e terá o objetivo de manter o monitoramento em tempo real das condições do tempo e do clima na cidade.
Outro passo será a criação da Secretaria Adjunta de Mudanças Climáticas, com o propósito de ampliar as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Diante da crescente preocupação ambiental e da urgência de um planejamento mais estratégico para lidar com os efeitos das mudanças climáticas, sentimos que é o momento de avançar”, ressaltou Mesquita.
Por fim, foi apresentado o Projeto de Diagnóstico Ambiental e Monitoramento Climático em Natal, que visa a ampliação dessas iniciativas. A ação prevê o fortalecimento das políticas públicas e metas climáticas, o aumento da resiliência urbana e da segurança, além do aprofundamento do conhecimento ambiental e geração de benefícios sociais e científicos. Serão investidos cerca de R$ 2 milhões no projeto.
Estande
No estande, os visitantes do evento podem acompanhar, em tempo real e de forma online, por meio de um monitor de TV, os dados gerados pelas estações meteorológicas instaladas em várias regiões da cidade. Também podem esclarecer dúvidas sobre o trabalho realizado pela Prefeitura do Natal na área de mitigação às mudanças climáticas, com apoio de folders, banners e técnicos que explicam como é feito o monitoramento.




COMENTÁRIOS