SAMU Natal participa de simulado de atendimento a ocorrências com múltiplas vítimas
Sem Mordaça RN Na última sexta-feira (12), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Dr. Enildo Alves (SAMU 192 Natal), que integra a Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Departamento de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, participou do Simulado Operacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas, realizado na Arena das Dunas. A ação reuniu diversos órgãos de segurança pública para atuação em situações de emergência.
Além do SAMU Natal, a operação ocorreu de forma integrada entre o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN), o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), reunindo agentes que atuam nos serviços de urgência e emergência no município, com o objetivo de simular a atuação em um conflito entre torcidas organizadas com múltiplas vítimas em diferentes graus de gravidade.
Miclecia Bispo, enfermeira do SAMU Natal, explicou que a simulação é fundamental para a preparação das equipes em situações reais. “Esse treinamento para os profissionais do SAMU Natal é de extrema importância justamente por trabalhar a articulação entre os órgãos. Em eventos com múltiplas vítimas, precisamos da colaboração de todos para realizar, da melhor e mais breve forma possível, a assistência à população”, afirmou.
O SAMU 192 Natal atua em todo o município com nove Unidades de Suporte Básico (USB) e três Unidades de Suporte Avançado (USA). O serviço conta com mais de 300 profissionais — entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, farmacêuticos, higienizadores e radiooperadores — que fortalecem diariamente esse atendimento essencial, com técnica, empatia e compromisso com o cuidado humano.




COMENTÁRIOS